29 de out. de 2009

JUNG


Carl Gustav Jung, pai da psicologia analítica.
Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço que se interessou por essa modalidade médica ao conhecer uma obra do psiquiatra Kraff-Ebing. Anteriormente, se interessou por filosofia e literatura focalizando principalmente Pitágoras, Empédocles, Heráclito, Platão e outros. Em 1900, tornou-se estudante interno da Clínica Psiquiátrica Burgholzli em Zurique, onde pôde ter contato com estudos de Sigmund Freud.

Após ter conhecimento dos estudos de Freud, Jung percebeu a semelhança entre seus estudos e os de Freud, passou então a enviar seus estudos para que Freud tomasse conhecimento deles, iniciando um ciclo de correspondência entre eles. Em 27 de fevereiro de 1907, se encontraram pela primeira vez, o que resultou em uma conversa ininterrupta de 13 horas.

Apesar de estabelecerem uma longa amizade firmada em seus estudos sobre a psique, Freud não aceitava o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais que poderiam influenciar o comportamento, enquanto Jung não concordava com a causa dos transtornos psíquicos serem traumas sexuais do passado, como propunha Freud. Essa divergência de pensamento fez com que ambos se separassem.

Em 1917, Jung publicou o livro “A psicologia do Inconsciente” onde constava seus estudos do inconsciente e três anos depois divulgou seus conceitos relacionados à introversão e extroversão no livro “Tipos Psicológicos”. A obra relata que o comportamento humano pode ser modificado de acordo com os estímulos externos que um indivíduo recebe. Esse pode ser introvertido em determinada situação e extrovertido em outra, por exemplo.


Fonte: Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário