29 de ago. de 2021

Como montar uma Oficina de Ourives.

 OFICINA DE OURIVES



Uma Oficina de Ourives deve ter uma boa organização como uma forma de motivação ao trabalho e à inspiração, para que seja possível desempenhar a tarefa de criação e fabricação de joias. Um espaço pequeno de pelo menos 3mx2m é o suficiente, desde que seja bem planejado, ventilado e bem iluminado, de preferência natural. É necessário para que uma Oficina de Ourives fique totalmente funcional arrumar as ferramentas e maquinários de forma eficaz.


A Oficina de Ourives deve estar organizada com 3 áreas distintas para materiais e ferramentas:



 

1- Ferramentas de uso regular – arco de serra, maçarico, alicates, tesouras, limas, lixas, etc.


2- Ferramentas de uso eventual – normalmente as coisas que ficam na bancada como tribules, fieiras, embutidores, laminador, politriz, etc.


3- Ferramentas de uso esporádico – produtos químicos, brocas, fundição, esmeril, etc.


 


CUSTO PARA MONTAR UMA OFICINA DE OURIVES


O Mercado é promissor, e ao contrário do que possa parecer, o investimento para montar uma oficina de joias não é alto. Uma oficina para iniciantes deve possuir alguns itens básicos com o custo de apenas R$ 5.000,00 (cinco mil reais):


Bancada para ourives: Existem alguns tipos e tamanhos diferentes de bancadas para ourives que encontramos prontas para venda no mercado.


Maçarico para solda: deve ficar instalado junto à bancada, preferencialmente com o botijão para o lado de fora da oficina, seguindo a mesma instalação utilizada em fogões de casas residenciais.

Motor chicote: utilizado principalmente para lixar, furar, fresar e dar pequenos polimentos nas peças.


Laminador: Pode ser manual ou elétrico.

Politriz: Um motor politriz com bancada dupla (duas cabines) seria o ideal. Utilizar um lado para massa grossa e o outro para rouge, torna o trabalho mais limpo e sem risco de misturar o pó da massa anterior com o da massa posterior.


Pia: Este é um item importante, pois as peças precisam ser lavadas algumas vezes durante a confecção. Se não for possível ter uma pia dentro da oficina de trabalho, será necessário tê-la pelo menos bem próxima à oficina, como uma pia de cozinha ou de banheiro.

Ultrassom ou panela aquecida: Preferivelmente deve ficar próximo à pia. Se não quiser um ultrassom próprio para limpeza de peças, você pode optar por um fogão (elétrico ou a gás) com panela para executar a limpeza.


Mesa para martelar: Devemos ter uma mesa separada para martelar, pois os golpes pesados podem atrapalhar e tirar do lugar tudo o que está em cima da sua banca de ourives.

Quadro de ferramentas: Este deve estar próximo da banca de ourives e da mesa para martelar, visto que as duas precisarão das ferramentas que ficarão acondicionadas neste quadro, inclusive para uma melhor visualização das mesmas. Nele fixaremos alicates, tribolés, martelos, etc.


Morsa: Será necessária uma morsa média fixada em uma bancada bem firme e presa na parede. Nesta morsa você poderá prender peças para martelar ou fixar a fieira para puxar os fios necessários para a confecção de suas peças.

Banca de estiramento (jacaré): Utilizada apenas para adaptar a fieira e puxar fio. Se houver espaço em sua oficina é importante pensar na aquisição de um jacaré, pois economiza muito esforço no trabalho de fabricar fios médios a grossos.


@JoiasdaVila

Nenhum comentário:

Postar um comentário